terça-feira, 27 de setembro de 2011

VISITA NOCTURNA à PRAIA do MAGOITO em 28 de Agosto 2011


Decorreu no passado dia 28 de Agosto uma visita crepuscular e nocturna à praia do Magoito, no concelho de Sintra.  Com a ajuda de lanternas os participantes puderam observar a fauna e flora características da zona entre-marés desta praia.  Aqui ficam algumas fotos, todas de autoria de Rita Vieira.



Em cima: Rocha coberta por mexilhões e cracas (pequeno crustáceo aparentado com os percebes)


Colónia de pequenas "minhocas" (poliquetas) que constroem tubos de grãos de areia, constituindo pequenos recifes que sobressaem nas zonas rochosas da praia. A espécie designa-se "Sabellaria alveolata".



Outro poliqueta comum na zona entre-marés,  "Eulalia viridis", deslocando-se sobre os recifes do seu parente "Sabellaria".



 Embaixo, fotos de um pequeno polvo e de uma tintureira ou lesma do mar, a bonita "Aplysia punctata"


  



As pequenas poças que a maré baixa deixa a descoberto possuem uma fauna e flora diversificadas:  Ouriços, Anémonas, Esponjas, Mexilhões, Cracas, Algas Verdes, Algas Vermelhas, Camarões, Caranguejos, Cabozes (pequenos peixes de várias espécies aparentadas).










A zona arenosa da praia também fervilha de actividade durante a noite:  aqui podemos ver um isópode (espécie de bicho-de-conta) chamado "Ligia oceanica", rodeado de pequenas "pulgas do mar", nome vulgar de pequenos crustáceos da ordem dos Anfípodes ("Talitrus saltator" é o seu venerável nome científico).